Shopping Flamingo – Loja 24/S

11 2321-2640

Cirurgiões-dentistas podem aplicar botox e ácido hialurônico para fins estéticos e terapêuticos.

A aplicação da Toxina na Odontologia tem sido muito utilizada, pois provocava diminuição da ação muscular quando injetada nos mesmos e por este motivo diminui o bruxismo e outros tratamentos bucais. Esta substância geralmente é utilizada para suavizar as linhas de expressão.

Podemos tratar para fins estéticos? Sim!  Os cirurgiões-dentistas agora estão autorizados a utilizarem toxina botulínica e ácido hialurônico para fins estéticos. A resolução 176/2016 foi aprovada pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) e revogou outras resoluções a afirmarem que dentistas só poderiam fazer uso dessas substâncias para fins terapêuticos funcionais. Antigamente, as substâncias só podiam ser aplicadas por médicos dermatologistas.

Outros problemas que a toxina pode tratar:

  • Blefaroespasmo (contração involuntária das pálpebras);
  • Estrabismo
  • Hiperidrose (transpiração elevada nas mãos e axilas), dentre outros problemas.
  • Já na odontologia, podemos tratar desde distúrbios do nervo facial, espasmos hemifaciais, distonia, solução também indicada para aplicações estéticas e funcionais como apertamento dental, bruxismo, assimetrias faciais, sorriso gengival, hipertrofia do músculo masseter e disfunção temporo mandibular(DTM).

O resultado da toxina iniciará em torno de 72 a 96 horas após aplicação e deverá ter seu efeito concluído entre 15 e 21 dias. Os resultados se mantêm por um período que pode variar entre 4 e 6 meses.

Cuidados:

O paciente não deve estar fazendo ou ter feito uso por período superior a 7 dias de antibióticos ou anti-inflamatórios nos 15 dias que antecedem a aplicação e não poderá fazer uso dos mesmo 15 dias posteriores à aplicação da toxina e/ou preenchimento; nas 4 primeiras horas após aplicação da toxina o paciente não deverá massagear o local de aplicação, bem como não deverá utilizar qualquer tipo de creme, hidratante, maquiagem ou medicação sem a autorização médica.

Para o procedimento de preenchimento (ácido hialurônico) fica restrito ainda o uso de maquiagem no período de 48h após ou a critério médico; o paciente não deverá deitar ou dormir mesmo que sentado, não deverá permanecer com a cabeça abaixada ou arqueada, deverá manter-se sentado ou em pé sempre com a cabeça linear pelo período de 4 horas; não deverá ainda, nessas 4 primeiras horas, fazer uso de bebida alcoólica, apoiar na área tratada e realizar exercícios físicos. Fica restrito ainda a grandes expressões bem como alimentar-se de produtos e substâncias que exijam grande esforço da musculatura para mordida e mastigação.

Contraindicado para pessoas:

  • Em mulheres grávidas;
  • Mulheres que estiverem amamentando;
  • Pessoas com hipersensibilidade a qualquer ingrediente de sua formulação;
  • Pessoas com problemas de coagulopatias (doenças que afetam a coagulação do sangue);;
  • Em casos de miastenia grave (fraqueza);
  • Pessoas que estiverem fazendo algum tipo de tratamento com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos;
  • Pessoas que apresentam alguma inflamação ou infecção no local onde pretende aplicar o Botox;

Consulte um dos nossos profissionais!

 

Conquiste um sorriso + saudável e harmonioso!

A MS Odontologia Especializada oferece soluções que resgatam o sorriso e a autoestima das pessoas por meio de sólidos benefícios na saúde e estética bucal.