Próteses
É o tratamento indicado para reabilitar os dentes perdidos, devolver ou criar funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente, por meio de próteses fixa, parcial fixa, removível, total ou pelas modernas próteses sobre implante.
Quais tipos de próteses são feitas na MS Odontologia Especializada?
Prótese Fixa ou Prótese Parcial fixa
A prótese fixa unitária é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, já a prótese parcial fixa (ou ponte fixa) é a substituição de um ou mais dentes. Recebe o nome de “fixa”, pois não pode ser removida pelo paciente.
O núcleo ou pino intracanal, vai dentro da raiz do dente após realizado o preparo, e serve para dar ancoragem e resistência à parte protética externa. Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir.
Prótese Removível
A prótese removível repõe ou restaura os dentes ausentes ou perdidos, tendo como principal objetivo a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.
As próteses móveis podem ser definitivas e provisórias. Nas definitivas temos a presença de uma estrutura metálica com dentes artificiais, encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais e, por meio do apoio da gengiva. Já as próteses provisórias possuem sua estrutura de resina acrílica.
Prótese Total
As próteses totais, conhecidas como dentaduras, são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retirados e recolocados na boca. As próteses são feitas sob medida a partir de moldes tirados da boca, oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
o caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre a gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, para permitir assim um espaço livre para acomodar a língua.