Tratamento de Bruxismo

bruxismo
Tratamento de bruxismo

O tratamento de bruxismo (ou briquismo), é um procedimento que consiste na melhora do alinhamento dos dentes e do fechamento adequado da boca.

É indicado para tratar do apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes. O bruxismo pode enfraquecer os dentes, desgastá-los e até mesmo soltá-los.

Quais sintomas podem indicar a necessidade de tratamento de bruxismo?
  • Acordar com os músculos da mandíbula doloridos;
  • Acordar com dor de cabeça;
  • Ranger ou apertar os dentes.

A frequência e severidade do bruxismo estão associadas ao estresse emocional e físico, mas também pode estar associado a fatores genéticos ou respiratórios, como a apnéia do sono.

O bruxismo pode ocorrer em qualquer hora do dia, sendo mais comum à noite, envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com períodos longos de contração dos músculos mandibulares, que podem ser a causa da fadiga e da dor muscular.

Como é realizado o tratamento de bruxismo na MS Odontologia Especializada?

O procedimento é feito através de uma moldagem dos dentes, é confeccionado uma placa em acrílico ou silicone para melhorar o alinhamento dos dentes. Assim que a placa estiver pronta, uma nova consulta é agendada para realizar os ajustes necessários.

Por que é importante realizar o tratamento de bruxismo? O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando o desgaste anormal dos dentes, que pode se estender até a gengiva. Em dentes mais frágeis, a fricção pode provocar quebra e fissuras. A dor na articulação temporomandibular pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

Outro problema decorrente do bruxismo são as dores de cabeça tensionais que surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Se você vem presenciando algum dos sintomas, agende uma avaliação na MS Odontologia.